sexta-feira, 2 de setembro de 2011

"once upon a dream..."


nenhuma criança cresce a acreditar que a sua vida vai ser um conto de fadas.
a ideia de que as crianças que lêem contos de fadas vivem num mundo de fantasia é errada de todas as maneiras possíveis. as fantasias não são criadas por causa dos contos de fadas, mas sim devido à necessidade de fugir deste mundo. desta forma os contos de fadas oferecem uma fuga da realidade.

qualquer herói de contos de fadas se depara com desafios e dificuldades, e ao longo do conto percebe que o poder de derrotar os seus inimigos e os seus medos está dentro de si.
deste modo a criança percebe que ao longo da sua vida se vai deparar com imensos obstáculos e dificuldades aparentemente inultrapassáveis. apesar de tudo a resposta para os seus problemas está ao seu alcance e após o período de medo existe esperança para o final "e viveram felizes para sempre".


vão criticar as crianças e os adultos em que elas se transformarem por ter esperança num futuro melhor onde serão capazes de ultrapassar essas dificuldades, esses medos e angústias?
por arranjarem momentos em que escapam deste mundo para sonhar?
essas crianças um dia vão se aperceber que têm que acordar para tornarem os seus sonhos realidade. mas nunca lhes peçam para deixar de sonhar, relembrem nas apenas que é fundamental despertar para a vida.
a vida não é um conto de fadas, mas somos nós que decidimos se vivemos felizes para sempre.


3 comentários:

  1. Gostei muito deste texto ^^ E concordo com o que disses te. XD

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Gostei dos teus argumentos mas discordo um pouco da tua análise quando afirmas que "nenhuma criança cresce a acreditar que a sua vida vai ser um conto de fadas." Nenhuma criança nasce a achar que a vida não é um mar de rosas porque as crianças crescem a acreditar naquilo que o meio lhes mostra e este incentiva-as a avançarem. Além disso as crianças quando nascem não fazem juízos de valor de sentido existencialista. As crianças, é verdade, têm imensa curiosidade mas só adquirem essa visão negativista da vida muito mais tarde quando vivenciam experiências desagradáveis e sofrem frustrações. A maioria das vezes acabam por incorporar o chamado conceito de resiliência FORÇA, CONTINUA A ESCREVER!

    ResponderEliminar